“Quando o cidadão descobre que ele é o princípio do que existe e pode existir com sua participação, começa a surgir a democracia.”
Publicado em 12/04/2022
Mesmo ainda em formato on line, na tarde do dia 30 de março, conseguimos realizar o Encontro Anual Elos, evento muito importante para nosso trabalho, que não acontecia desde 2019, em razão da Pandemia do Coronavirus.
O Encontro precede a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da instituição, que acontece anualmente no mês de março. Em 2020 e 2021, apenas a AGO foi realizada de modo on line. Sentíamos falta da troca e do debate proporcionados pelo Encontro Anual. Mesmo que limitados pela tela, via plataforma Zoom, conseguimos nos conectar com colaboradores e representantes de todas as instituições parceiras: Associação Comitê Ponto Chic (Nova Iguaçu), Ação Comunitária Sal da Terra (Lins de Vasconcelos), Coletivo Coé (Chapadão, Anchieta) e Casa de Cultura Cidade de Deus.
Como nos encontros presenciais, organizamos um debate sobre tema da atualidade com lideranças convidadas. Em ano de eleições, tivemos uma ótima conversa sobre os desafios do voto consciente nas comunidades. Nossos convidados, Rafael Souza, comunicador de A voz do Lins de Vasconcelos, e Marta Batista, coordenadora do projeto de extensão do Vestibular Social da UFRJ, moradora de Nova Iguaçu, falaram da dificuldade das pessoas compreenderem a política como uma construção coletiva e não um jogo particular de favores. Para eles, é imprescindível somar esforços dos agentes dos movimentos sociais, como Ongs, associações e coletivos, para mudar essa percepção, levando esse debate para as comunidades.
Também tivemos um tempo para ouvira a avaliação das instituições parceiras sobre os projetos em 2021 e o planejamento de atividades para este ano. É desse momento de troca e debate que tiramos sugestões para construir o planejamento do Comitê Elos, debatido na Assembleia Anual da instituição, logo a seguir.
Depois de dois anos de pandemia, o Encontro foi uma injeção de ânimo e reafirmação da força da solidariedade e da união. Só temos a agradecer aos participantes e debatedores pelo reencontro!