“Quando o cidadão descobre que ele é o princípio do que existe e pode existir com sua participação, começa a surgir a democracia.”
Publicado em 23/04/2016
Em visita à Ação Comunitária Sal da Terra, nossa diretora Ana Amélia esteve com algumas mães da creche comunitária Chameguinho, mantida pela instituição parceira no complexo do Lins. Elas fizeram questão de agradecer a colaboração dos funcionários do Banco do Brasil, que doam alimentos indispensáveis à manutenção do espaço, que acolhe e educa seus filhos. Essa ação de solidariedade faz parte de um dos projetos de trabalho do nosso Comitê, que também acompanha o movimento das creches comunitárias para cumprimento da política pública para a primeira infância, na qual o direito à creche está inserido.
As creches comunitárias auxiliam o poder público na garantia do direito à educação nessa faixa etária garantido em lei. Para isso, recebem recursos via convênio. As exigências da Prefeitura do Rio, nas área de pessoal e infraestrutura, implicam em aumento de custos, porém o valor de repasse para cada criança atendida (R$ 233,00) permanece congelado desde 2013. Recentemente, acompanhamos reunião de entidade representativa das creches comunitárias do Rio de Janeiro com o vereador Reimont, que irá apresentar estudo propondo atualização do valor do repasse em lei, a ser votada na Câmara dos Vereadores.