“Quando o cidadão descobre que ele é o princípio do que existe e pode existir com sua participação, começa a surgir a democracia.”
Publicado em 12/06/2022
Aos poucos, as bibliotecas voltam a receber seus leitores. A Biblioteca Dando Asas à Imaginação recebeu as crianças da Creche Chameguinho para uma tarde de leitura e brincadeiras. Creche e Biblioteca são vizinhas e mantidas pela instituição parceira Ação Comunitária Sal da Terra, na comunidade Árvore Seca, no Lins de Vasconcelos, Rio de Janeiro.
A Biblioteca Judith Lacaz também voltou às atividades em Nova Iguaçu. Em conjunto com outras bibliotecas da Rede Baixada Literária tem feito mediação de leitura e brincadeiras em escolas públicas do município. A biblioteca do Ponto Chic já havia retornado com o empréstimo de livros e durante o período de isolamento da pandemia manteve contato com seus leitores à distância, via whatsApp e nas redes sociais, realizando lives com autores e saraus.
Já a Biblioteca Carolina de Jesus, está se preparando para reabrir. Brevemente irá receber os leitores da comunidade Criança Esperança, em Anchieta, para empréstimos de livro e mediação de leitura.
O Elos tem orgulho de apoiar o funcionamento de três bibliotecas comunitárias. Além da biblioteca no Complexo do Lins, apoiamos a Biblioteca Comunitária Profª Judith Lacaz, mantida pela parceira Associação Comitê Ponto Chic e a Biblioteca Carolina de Jesus, coordenada pelo Coletivo Coé, no Complexo do Chapadão. O incentivo à leitura e a formação de leitores são dos nossos mais caros valores. Estamos felizes com a retomada desse trabalho tão importante de democratização do acesso ao livro e a leitura.
As bibliotecas só aparentemente são casas sossegadas. O sossego das bibliotecas é a ingenuidade dos ignorantes e dos incautos. Porque elas são como festas ou batalhas contínuas e soam canções ou trombetas a cada instante.
Valter Hugo Mãe, conto Biblioteca, disponível no livro “Em Contos de Cães e Maus Lobos”, Editora Biblioteca Azul.