“Quando o cidadão descobre que ele é o princípio do que existe e pode existir com sua participação, começa a surgir a democracia.”
Publicado em 30/07/2012
O programa de alfabetização de adultos do Banco do Brasil – BB Educar – deu início a novas turmas, retomando uma prática inicial de ter funcionários da ativa como alfabetizadores voluntários. A organização parceira que coordena esse projeto é a Associação Comitê Ponto Chic. O Comitê Elos da Cidadania está apoiando através da coordenação pedagógica.
Para esse projeto piloto foram formados 7 núcleos, 6 no Rio de Janeiro e 1 no interior, na cidade de Bom Jardim, atendendo 84 alfabetizandos. As aulas são dadas por 11 funcionários voluntários, vindos de agências e departamentos, engajados no trabalho de inserção social e cidadania que a alfabetização proporciona para os excluídos da educação formal.
É importante registrar e parabenizar os alfabetizadores desse primeiro momento de retomada do trabalho com voluntários, pois desejamos que sejam exemplo e referência para novos participantes. São eles: André Luiz (PSO Sul – Barrashopping) e Thais Lin (Estilo Leblon), no núcleo Camorim; Érica (ag. Andaraí) e Tatiana (ag. Marechal Câmara), na Tijuca; Fernando (Ditec Rio) e Robson (ag. Arsenal de Marinha), no Morro dos Macacos; Solange, Vladimir e Valéria, todos da Gepes Rio, nos núcleos Flamengo; Gleide (ag. Andaraí), no Andaraí e Gilmar (ag. Bom Jardim), no núcleo S. José do Ribeirão.