“Quando o cidadão descobre que ele é o princípio do que existe e pode existir com sua participação, começa a surgir a democracia.”
Publicado em 4/12/2016
O projeto cultural aprovado para a comunidade do Ponto Chic foi apresentado em solenidade na Estação Cidadania, sede da Associação Comitê Ponto Chic (Acopchic), em Nova Iguaçu. É mais um projeto que conta com o acompanhamento do Comitê Elos, aprovado no programa Voluntariado BB com financiamento da Fundação Banco do Brasil.
A Estação Cidadania tem uma biblioteca comunitária bem equipada, uma sala de informática e dois projetos de geração de renda, que já contam com o apoio do Elos. Agora, irá ganhar atividades culturais e educativas para dinamizar o espaço, trazendo mais pessoas, principalmente jovens para usufruírem da Estação Cidadania, que foi construída com a colaboração dos funcionários do Banco do Brasil.
O projeto terá como base a Biblioteca Comunitária Profª Judith Lacaz, que tem um excelente acervo e ambiente acolhedor onde já acontecem empréstimos de livros e atividades literárias. A Biblioteca integra a rede Baixada Literária, composta por 8 bibliotecas do município atuando em conjunta para formação de leitores e incidência em políticas públicas do livro e leitura na região.
Mais três jovens vão se juntar ao grupo que já trabalha na Associação para organizar oficinas de fotografia, contação de história e informática. Também vão realizar um levantamento da história do bairro, que irá se transformar numa exposição e num livro. Além disso, todos os sábados estarão ocorrendo atividades no espaço: debates, cinema, música. Durante o período de um ano do projeto, será organizada uma gincana para as crianças e jovens e um concurso cultural.