“Quando o cidadão descobre que ele é o princípio do que existe e pode existir com sua participação, começa a surgir a democracia.”

Herbert de Souza, Betinho

Publicado em 11/10/2020

Hortas de solidariedade

Nossas ações de solidariedade na Pandemia entram em nova fase com a organização de hortas para 51 famílias das comunidades do Lins e Anchieta, no Rio de Janeiro e Ponto Chic, em Nova Iguaçu. Continuamos arrecadando recursos para, agora, viabilizar, manter e ampliar as hortas familiares, um incentivo à autonomia e à alimentação saudável.

Essas famílias haviam recebido alimentos, material de higiene e de proteção e livros na fase de distribuição de cestas, no total de 60 famílias atendidas. No formulário de cadastramento, a maioria indicou que tinha interesse em plantar em suas casas e com a ajuda das doações recebidas nos organizamos para viabilizar a atividade. As coordenadoras do Comitê Elos e das instituições parceiras fizeram curso da Embrapa sobre hortas e contamos com a ajuda de uma voluntária agrônoma. O kit distribuído às famílias é composto de terra adubada, humus e 12 mudas de hortaliças e legumes, instruções para plantio e cuidado, além de um livro. Nas três comunidades foi formado um grupo de whatsapp para troca de informações, experiências e acompanhamento do plantio e colheita.

No processo de organização das hortas, conhecemos a publicação “Convenções do Vento: agroecologia em contos”, de Ana Maria Primavesi, pesquisadora referência da área no Brasil. Ele será incluído no kit horta que cada família está recebendo. Agradecemos a editora Expressão Popular, que além de um desconto no valor dos livros, nos deu de brinde outro livro da autora (Algumas Plantas Indicadoras) que ficará no acervo das bibliotecas comunitárias das comunidades.  

Você pode contribuir com o projeto de hortas familiares do Comitê Elos depositando qualquer quantia na conta do Comitê Elos da Cidadania no Banco do Brasil, agência 392-1, conta 24792-8, CNPJ 05.985.433/0001-67.

Voltar a página anterior