“Quando o cidadão descobre que ele é o princípio do que existe e pode existir com sua participação, começa a surgir a democracia.”
Publicado em 30/10/2015
O documentário “Betinho – A esperança equilibrista”, vencedor do juri popular do Festival do Rio, teve uma pré-estreia especial para a Ação da Cidadania e os comitês de solidariedade, formados durante a campanha contra a miséria e a fome, que permanecem ativos até hoje.
O Comitê Elos tem muito orgulho de ser parte dessa história e esteve presente na sessão no Cine Odeon, que teve momentos de muita emoção. Um deles, quando D. Terezinha Mendes da Silva, representando os comitês da cidadania, subiu ao palco e falou da importância de Betinho para o desenvolvimento de políticas públicas que mudaram a vida de muitos brasileiros.
D. Terezinha organizou um comitê da campanha contra a fome e a miséria no Ponto Chic, Nova Iguaçu e teve o incentivo de Betinho para transformá-lo numa associação, que conta com a parceria do Comitê Elos em projetos de educação, cultura e geração de renda.
Para Ana Amélia, diretora do Comitê Elos, foi motivador ver que a luta de Betinho continua no trabalho dos comitês que se mantêm atuantes com base nos valores de solidariedade que o sociólogo ajudou a espalhar e que permanecem mais do que nunca atuais.