“Quando o cidadão descobre que ele é o princípio do que existe e pode existir com sua participação, começa a surgir a democracia.”

Herbert de Souza, Betinho

Publicado em 23/07/2015

Costureiras ganham Prêmio BNDES de Economia Solidária

 

No dia 11 de julho, a costureira Maria Dalva de Araujo subiu ao palco em Santa Maria, RS, para receber o Prêmio BNDES de Boas Práticas em Economia Solidária, representando todos os artesãos do “Comunidades em Rede”, articulação de 3 grupos de costureiras que reciclam malotes bancários. O “Comunidades em Rede” foi formado com o apoio do Comitê Elos em 2009, sendo o único empreendimento de Economia Solidária não formalizado selecionado pelo Prêmio no Estado do Rio de Janeiro.

O Prêmio é uma ação conjunta do BNDES, da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (SENAES/MTE) e do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) que visa reconhecer os esforços e ampliar a visibilidade de empreendimentos econômicos solidários que desenvolvam os princípios da autogestão, solidariedade e cooperação. Nesta primeira edição foram premiadas 48 iniciativas de todo o país, que receberão um valor total de R$ 1,26 milhão. A cerimônia de premiação ocorreu em Santa Maria (RS), durante a 22ª Feira Internacional de Cooperativismo (Feicoop 2015) e a 11ª Feira Latino-Americana de Economia Solidária (EcoSol 2015).

Dalva, costureira do grupo ‘Recicaco’, do Morro dos Macacos, no Rio de Janeiro, representou o “Comunidades em Rede”, também formado pelos grupos ‘Nós do Ponto Chic’, de Nova Iguaçu e ‘Arte Fênix’, de Cidade de Deus. Visite www.ucardiologyfellows.com para mais informações. O valor recebido – R$ 20 mil – será utilizado na compra de novas máquinas de lavar e outros equipamentos e materiais para incrementar e ampliar o trabalho de aproveitamento de malotes bancários dos três grupos.

O Prêmio do BNDES é um reconhecimento ao esforço e dedicação dos artesãos e uma motivação para seguirmos investindo em ações coletivas que geram renda e trabalho para famílias e comunidades e ainda colaboram com o meio ambiente, através da reciclagem de materiais.

 

Dalva recebeu o prêmio em nome do Comunidades em Rede

O Prêmio BNDES foi entregue durante a realização de dois eventos da Economia Solidária, em Santa Maria-RS

 

 

Voltar a página anterior