“Quando o cidadão descobre que ele é o princípio do que existe e pode existir com sua participação, começa a surgir a democracia.”
Publicado em 1/04/2013
A Assembleia anual do Comitê reuniu colaboradores, parceiros e convidados em torno da discussão do empoderamento nos trabalhos sociais no último sábado de março, no CCBB. O tema foi debatido pelo ponto de vista do poder enquanto tomada de consciência, crescimento e autonomia, pessoal e coletiva, definindo o termo ‘empoderamento’ pela perspectiva da luta dos movimentos sociais.
Vanessa Fonseca, coordenadora de programas sociais do Instituto Promundo, abriu o debate nos convidando a refletir sobre o poder na relação entre gêneros, nos rótulos que desde cedo delimitam os papéis sociais de mulheres e homens e precisam ser rompidos para respeitar a diversidade e a diferença. A representante da secretaria municipal de economia solidária e ex-secretaria de meio ambiente de Mesquita, Katia Perobelli, contou a bem sucedida experiência de desenvolvimento dos catadores daquela cidade da Baixada Fluminense, que transformaram suas vidas se organizando em torno de cooperativas. O poder também começa dentro de cada um, como nos mostrou os depoimentos das experiências pessoais de Ana Maria Sousa da Silva, coordenadora da creche Chameguinho, Maria José Conceição, coordenadora do grupo de costureiros Nós do Ponto Chic e Maria José Silva, do grupo Oficina do Pão, que contornaram dificuldades e enfrentaram desafios para transformar suas vidas e a de outros em torno de si.
Depois do debate, os participantes foram surpreendidos com uma divertida e bem-humorada esquete da Cia. Emergência Teatral, grupo de teatro do Sindicato dos Bancários.
A segunda parte da assembléia foi dedicada a definir as ações para este ano de 2013 e recondução da diretoria para mais um ano de lutas.