“Quando o cidadão descobre que ele é o princípio do que existe e pode existir com sua participação, começa a surgir a democracia.”
Publicado em 15/08/2019
Emoção e alegria marcaram a inauguração da Biblioteca Comunitária Carolina de Jesus na comunidade Criança Esperança, em Anchieta, neste sábado, 10 de agosto.
Leitura, teatro, música, ciranda e um lindo bolo juntaram crianças, moradores e convidados em torno da realização de um sonho de mais de 10 anos.
Luiza da Penha Barreto, liderança comunitária, resgatou a história deste sonho agradecendo os “inconformados” que nunca desistiram da ideia de construir na comunidade um lugar de conhecimento e transformação, principalmente para os jovens e as crianças. E elas estavam lá, curiosas e ansiosas por mexer nos livros e ocupar o espaço que agora é delas.
O Comitê Elos, que desde o início foi parceiro da organização comunitária SOMA no esforço de inaugurar a Biblioteca em Anchieta, está particularmente feliz com essa celebração, que teve a presença de representantes das outras duas bibliotecas apoiadas, Biblioteca Dando Asas À Imaginação, no Lins de Vasconcelos e Biblioteca Comunitaria Profª Judith Lacaz, no Ponto Chic, Nova Iguaçu.
Em nome de nossos colaboradores e instituições parceiras que ajudaram nesse projeto, desejamos vida longa à Biblioteca Carolina de Jesus, que como bem lembrou Luiza, começa uma nova etapa de sua jornada para garantir acesso e direito à leitura, educação e cultura para a comunidade da Criança Esperança.